Home»Fotografia»Alma-de-gato

Alma-de-gato

0
Shares
Pinterest Google+

Alma-de-gato

A alma-de-gato é uma ave cuculiforme da família Cuculidae. Também é conhecida pelos nomes populares de alma-de-caboclo, alma-perdida, atibaçu, atingaçu, atingaú, atinguaçu, atiuaçu, chincoã, crocoió, maria-caraíba, meia-pataca, oraca, pataca, pato-pataca, piá, picuã, picumã, rabilonga, rabo-de-escrivão, rabo-de-palha, tincoã, tinguaçu, titicuã, uirapagé, urraca, pecuã e coã.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (creole) piaye = nome nativo para a ave da família cuculidae, cuco; e do (latim) cayana = originário da Cayenne, ou originário da Guiana Francesa.[FRISCH, 112] ⇒ Pássaro cuco originário da Guiana Francesa.

Características

Apresenta plumagem ferrugínea nas partes superiores, peito acinzentado, ventre escuro, cauda longa, escura e com as pontas das retrizes claras, bico amarelo e íris vermelha.

Sua cauda excepcionalmente grande a torna inconfundível, a não ser na Amazônia, onde existem duas outras espécies próximas, o chincoã-pequeno (Coccycua minuta), que, como o nome diz, é bem menor que a alma-de-gato, e o chincoã-de-bico-vermelho (Piaya melanogaster), que, além do bico, difere por apresentar a barriga negra e por possuir uma mancha amarela próxima ao olho. Mede cerca de 50 centímetros (contando a cauda).

Previous post

Clubes anunciam intenção de criar liga para organizar Brasileiro

Next post

O legado de um genocida

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *